5 maneiras de aumentar as vendas

5 maneiras de aumentar as vendas

Aumentar as vendas é tudo o que queremos, não é mesmo? Separamos 5 maneiras, dentre muitas, para servir de inspiração.

Administrar um comércio varejista, seja com loja presencial ou on-line, traz muitos desafios para o empreendedor.

Principalmente hoje em dia, com a concorrência acirrada e a crise econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19.

Entretanto, se pararmos de olhar os problemas e focarmos nas oportunidades, veremos que existe muito mais do que cinco maneiras de aumentar as vendas.

Então vamos lá!

1 – Atendimento

Um estabelecimento pode ter a melhor comida do mundo, ou a decoração mais criativa, ou o cardápio assinado pelo melhor Chef do momento que ainda assim não garante que vai encantar, envolver e fidelizar um cliente.

Michael Eisner, um dos diretores da Disney, (reconhecida por encantar o cliente de verdade) disse em uma palestra “Cada contato com o cliente, é uma chance de conquistá-lo ou de perdê-lo”.

O sucesso é garantido para aqueles que reconhecem a força do bom atendimento pois ele é seu maior aliado para envolver, encantar e fidelizar o cliente.

O bom atendimento pode aumentar as suas vendas, além de fidelizar o cliente.

2 – Observação

Já pensou em tirar o dia apenas para observar seus clientes?  Observe seus clientes com humildade, sem julgamento ou crítica.

Certamente será um laboratório surpreendente. Você ficará pasmo com a quantidade de pontos de melhoria e ideias que poderá implantar! E certamente, muitas dessas ideias podem ser implantadas imediatamente e sem custo!

Pequenos ajustes na operação do salão, disposição das mesas ou na tomada dos pedidos, podem produzir um grande efeito no atendimento e aumentar as vendas.

Vale mencionar que, as diversas ferramentas de automação da iDCS vêm justamente da observação e intenção genuína de contribuir com a melhoria no atendimento dos nossos clientes.

Tente se colocar no lugar dos seus clientes e pense nos pequenos detalhes que melhorariam a experiência deles no seu estabelecimento.

3 – Automação

Com a implantação da Automação Comercial você consegue se livrar de processos burocráticos como: planilhas de contas a pagar, contas a receber, somar notinhas de vendas, contagem de estoques frequentes.

Um bom sistema de automação vai abastecer você de informações do negócio, para que você tome as decisões corretas e mais assertivas na administração do seu estabelecimento

O ganho de tempo e redução de erros agiliza e traz segurança para o seu negócio.

Além disso, veja mais benefícios da automação:

  • A agilidade no atendimento faz com que seus clientes fiquem mais satisfeitos
  • Ofertar produtos de acordo com seu público-alvo
  • Mix de produtos mais assertivo
  • A gestão simplificada permite que você tenha tempo para se dedicar ao atendimento e criação de novos produtos.
  • Mais tempo e dados corretos para tomar decisões.

4 – Concorrência

Um bom termômetro é pesquisar os concorrentes que mais se aproximam da sua ideia de posicionamento.

Para isso você deve considerar o local ou ambiente no qual está inserido, bem como o tipo de produto e serviço, para que você possa ter um retrato mais próximo da sua realidade.

Não vai adiantar pesquisar concorrente de regiões nas quais você não opera, ou segmentos diferentes ao seu.

Por isso o entendimento do público-alvo se torna ainda mais relevante aqui.

Se você sabe quem são seus clientes, ou seja: seu público alvo, conseguirá saber também onde elas compram hoje e assim determinar quem são seus verdadeiros concorrentes.

Outra análise importante que você deve fazer quando pesquisar os concorrentes é tentar perceber o que falta na entrega de produtos e serviços que eles oferecem, com isso você pode criar um diferencial para o seu negócio.

Tendo um diferencial você sai da ideia de ser “mais do mesmo”, contribuindo diretamente no seu posicionamento e te ajudando a precificar seus produtos e serviços

5 – Valor

Preço é uma coisa, valor é outra! O custo do produto determina o mínimo aceitável para você vender o seu produto e ter uma margem saudável, garantindo a sua permanência no mercado.

Você precisa levar em consideração o ambiente, o momento de mercado, mas principalmente: como você quer ser percebido pelo seu cliente, como ele enxerga o “custo x benefício” dos seus serviços e produtos?

Além disso, quanto maior o benefício, menor será a percepção de preço pelo cliente.

Partindo dessa premissa, procure entender o que é benefício para o seu cliente, pois nem tudo que é bom para você é bom para ele, por exemplo:

Você tem um restaurante numa rua movimentada onde também tem vários outros restaurantes – um benefício que trará um grande diferencial para você pode ser o estacionamento! Se você não tem área para ter um estacionamento, ofereça o serviço de vallet!

Isso pode nem ser mais um diferencial, pois muitos restaurantes já fazem isso, ainda assim continua sendo um benefício que pode impactar positivamente na decisão de escolha do seu cliente.

Outras maneiras de aumentar as vendas

Aqui, no site e no blog da iDCS você encontra diversos artigos que te ajudarão a aumentar as vendas, tanto no varejo quanto no atacado.

Os sistemas de automação da iDCS são seguros, confiáveis e customizados, ou seja, atendem as necessidades do seu negócio respeitando as particularidades de cada nicho de mercado.

Conheça a iDCS!

Estamos há mais de 24 anos no Mercado!

A iDCS Automação ( Intelligence Data Cloud System ), é uma das principais desenvolvedoras de softwares de gestão exclusivos no ramo alimentício, contribuindo com a facilidade de gerenciamento de cada negócio.

Atendemos às necessidades específicas de cada cliente, oferecendo uma gestão eficiente para empresas de todos os portes.

Quer aumentar as suas vendas e tornar seu negócio mais lucrativo? Fale com a gente!

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