fbpx

Benefícios da Ficha Técnica no Varejo

Benefícios da Ficha Técnica no Varejo

Já se perguntou se é possível padronizar sua produção e integrar automaticamente a saída de mercadorias do seu estoque? Com automação, é possível sim! Ganhe agilidade, evite desperdícios e tenha a melhor gestão do seu PDV tendo um sistema de automação que disponibiliza uma ficha técnica.

Personalização

Em todos os segmentos do ramo alimentício (como restaurantes, pizzarias, hamburguerias e outros), o controle de estoque é extremamente importante para que os desperdícios sejam evitados e não ocorra a falta de algum item importante para determinado prato. Pensando nisso, nosso sistema de automação oferece uma Ficha Técnica personalizada para seu negócio, podendo construí-la conforme a composição dos pratos do seu menu. 

Quer um exemplo para entender melhor? Imagine uma hamburgueria que cada lanche do cardápio tem uma determinada composição como: pão, hambúrguer, alface, tomate e duas fatias de queijo prato. Com nosso sistema, você poderá ter acesso a quantidade de itens que você tem em estoque e assim, saber quantos lanches poderia vender.

Além disso, quando o lanche é vendido, o sistema faz a baixa nas quantidades que compõem o item vendido. Seja por mL ou gramas de produto, as baixas acontecem simultaneamente em cada insumo quando o cliente faz seu pedido. 

Controle de Insumos

Com a ficha técnica, mensuramos o estoque de cada insumo e minimizamos o prejuízo. Padronizando a produção e integrando automaticamente a saída de mercadorias do seu estoque, você terá um controle maior e evitará desperdícios de insumos.

Relatórios

Posteriormente a venda, o sistema gera relatórios precisos de abastecimento de estoque, indicando a quantidade de itens que foram vendidos, os itens campeões de vendas e a margem de gastos e lucros. Assim, o processo de compras para abastecimento de estoque será otimizado, evitando possíveis erros. 

Citando o processo de compras, com a análise de relatórios é possível verificar os itens que são necessários reposição com maior frequência, evitando tanto os atrasos quanto os excessos de itens, assim preservando dois fatores que podem impactar diretamente nas finanças da empresa ou até na satisfação do cliente. 

Por tanto, com o uso adequado das Fichas Técnicas, há o aumento do poder de monitoramento do gestor, onde suas tomadas de decisão podem ser embasadas nos dados já registrados pelos relatórios.

Prevenir Prejuízos

Toda empresa quer prevenir prejuízos, não é mesmo? Citamos várias funcionalidades que a Ficha Técnica oferece para evitar a compra excessiva ou o desperdício de insumos, mas vale ressaltar que em planos avançados temos o acréscimo de informações como data de validade e informações nutricionais de cada item. 

Informações centralizadas

Vale destacar que com nosso sistema para PDV e o uso de fichas técnicas, todas as informações estão centralizadas em um único lugar, ajudando a integrar o estoque com todos os setores da empresa de forma acessível para quem precisar das referências. Como resultado, temos o alinhamento do caixa, da cozinha, do delivery e de todos os setores que passam a trabalhar com os mesmos dados, evitando falhas de comunicação. Os dados são atualizados para todos de forma simultânea, otimizando o planejamento.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *

três × dois =