O Controle de estoque nunca foi tão importante como agora, durante momentos de crise como a pandemia de COVID-19

Em momentos incertos acabamos estocando mais do que precisamos de fato, até porque perdemos a noção do que realmente terá saída ou não.

Nossos parâmetros têm base em um cenário que foi totalmente transformado.

Por exemplo, um restaurante acostumado a preparar uma determinada quantidade de arroz por dia, entrou na variante indeterminada de consumo, pois em alguns dias a produção foi suficiente, em outros não.

Perda de insumos e prejuizos

Além das perdas serem grandes, bem num momento em que tudo está sendo contabilizado. Muitos restaurantes fecharam por tempo indeterminado e assim estão…até hoje.

Muito embora surpreendidos por essa situação, aqueles estabelecimentos que mantinham controles de gestão automatizados sofreram um pouco menos.

Isso porque os relatórios de controle de estoque e fluxo de caixa são excelentes ferramentas de gestão.

Servem para acompanhar o movimento e principalmente, auxiliar na tomada de decisões assertivas, evitando desperdícios ou gastos desnecessários.

Panorama no mercado em tempos de crise

Momentos incertos levam a uma série de comportamentos inesperados. A busca e estocagem de alimentos causa alta nos preços, o desequilíbrio de abastecimento também contribui prejudicando a demanda.

Enquanto as famílias mais pobres sofrem para botar comida na mesa em decorrência dos preços altos, empresas exportadoras e grandes produtoras lucram mais com estratégias que incluem exportação, redução do número de funcionários e até incentivos do governo.

Nesse sentido, empresas como a JBS e Camil, estão lucrando na contramão da crise provocada pela pandemia.

Um levantamento do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) aponta que, foram produzidas 257,8 milhões de toneladas, sendo a maior parte de soja, milho e algodão, no período da safra 2019-2020.

“Esse volume é 4,5% ou 11 milhões de toneladas superior ao da safra anterior. Em meio à pandemia de covid-19, a demanda por alimentos está aquecida no mundo e, com o dólar valorizado, a inflação dos alimentos pesa no bolso dos mais pobres.”

Fonte Conab

Outro dato alarmante: dados do Dieese revelam que, o preço dos alimentos da cesta básica aumentou 6,6% e, em 12 meses, acumula alta de 12,1%.

O impacto no comércio alimentício

Essa alta constatada gera um impacto direto para os bares e restaurantes, que já vinham amargando perdas em vendas.

Dessa forma, fica difícil prever e se preparar para situações adversas como essa que ainda estamos enfrentando.

Entretanto, alguns controles podem contribuir para que você tenha mais precisão e tome decisões com base sólida de informações.

Controle de estoque em tempos de pandemia

Sendo assim, como podemos, na prática, ter uma gestão eficiente do estoque

-> Revise seu cardápio

Analise seu cardápio, verifique o que pode ser substituído e deixe a criatividade tomar conta.

Momentos como esses também contribuem para que a gente saia do automático.

Observe também a quantidade e equivalência. Isso pode inclusive permitir que você altere os preços tendo maior lucro.

-> Analise o período de maior consumo

Nós sabíamos operar no cenário que tínhamos antes da pandemia, porém, hoje estamos há 10 meses vivendo nessa nova realidade, podendo assim ter uma boa base de dados para trafegar nesse novo cenário.

O controle de estoques automatizado da iDCS contribui fortemente para que você tenha esses dados de forma organizada.

Com todas as entradas e saídas registradas, o sistema calcula a estimativa de demanda.

Tendo essa luz fica mais fácil trilhar o caminho.

Você também deve identificar os momentos de maior circulação de dinheiro no mercado, datas de liberação dos auxílios emergenciais, dias de pagamento etc. É uma época de bastante aumento no consumo de diversos produtos.

-> Adapte-se à nova realidade

Como será o comportamento de consumo daqui pra frente?

Certamente, muita coisa vai mudar e precisamos estar preparados e principalmente: com a mente aberta!

É provável que o serviço de delivery se fortaleça, que as reuniões familiares sejam mais frequentes, que os consumidores esperem mais de um estabelecimento do que sua refeição. São muitas possibilidades e precisamos estar realmente atentos.

Manter um estoque pronto para atender a demanda é essencial. Mas se perceber que terá dificuldades em determinado item, fique livre para substituir e inventar uma nova moda!

Com os relatórios de projeção e gestão de estoques da iDCS você terá tempo hábil de identificar essa quebra e criar algo inovador!

-> Pense em estratégias para girar o estoque parado

Outra forma de obter resultado com um controle de estoque automatizado é a clareza das informações.

Produtos com data de validade próximas podem ser facilmente identificados. Com essa informação você pode criar promoções para escoar esses produtos e evitar a perda.

Promoções que podem alavancar suas vendas e girar o estoque.

Agora você já sabe a importância de fazer o controle de estoque em tempos de pandemia ou não, esse gerenciamento é fundamental para a saúde do seu negócio.

Se a sua empresa ainda não tem um controle automatizado de estoques, é hora de colocar a mão na massa e começar.

Conte com a iDCS para acelerar e modernizar seu estabelecimento.

Estamos há 25 anos no mercado de automação comercial, contribuindo para a inovação e agilidade dos estabelecimentos comerciais.

Aqui na iDCS você conta com pessoas sérias e dedicadas em entregar a melhor solução em automação comercial para o seu negócio. Por isso possuímos planos que se ajustam conforme a sua evolução.

Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *