O mundo está cada vez mais digital e com isso precisamos aprender certas práticas de segurança da informação para garantir que as informações, tanto as suas, quanto as dos seus clientes, não caiam em mãos erradas.
Assim como protegemos nossa carteira, cartão, dinheiro, precisamos ter esse mesmo cuidado ao utilizar sistemas de gestão e automação, mesmo para lojas físicas, pois todos os dados estão, de alguma forma, trafegando pela internet e armazenado em nuvem.
O aumento no número de e-commerces, marketplaces, lojistas virtuais e de canais de comunicação e vendas no digital, nos faz considerar a real necessidade de preservação de dados gerados, também com foco na boa experiência de consumo e privacidade dos consumidores.
A confiança é responsável por contribuir fortemente na fidelização de cientes. Imagine se um cliente tem sua conta clonada a partir da utilização do cartão em seu estabelecimento? Isso vai impactar negativamente o seu estabelecimento.
Portanto, não são apenas as lojas online e e-commerce que precisam ter essa preocupação. A loja física também gera dados o tempo todo, desde o sinal de wi-fi, utilizado por colaboradores e clientes até as informações referentes ao momento da compra e que são armazenadas nos sistemas de gestão da empresa.
Precisamos considerar também que os sistemas de gestão têm o objetivo de entregar dados precisos para auxiliar na tomada de decisão, se por qualquer razão essas informações forem afetadas e deixarem de ser confiáveis, como ficará a sua tomada de decisão?
Aqui vale mencionar que a iDCS trabalha apenas com servidores protegidos, com informações criptografadas e certificação SSL. A segurança de dados é levada a sério aqui.
Cenário da segurança de dados no Brasil
Um dado alarmante divulgado pela Fortinet – empresa de cibersegurança que coleta e analisa incidentes de segurança cibernética em todo o mundo – informa que entre março e junho de 2020, foram contabilizadas 1,6 bilhão de ataques cibernéticos, de um total de 9,7 bilhões de ataques que ocorreram na América Latina.
A maneira mais fácil e comum de ataque é o Phishing – quando o malware entra no dispositivo por um meme ou uma notícia, geralmente falsa (fake news).
Por outro lado, apenas 40% dos executivos no Brasil investem em redes seguras, proteção de dados e assim conseguem uma boa capacidade de gerir os próprios riscos cibernéticos como: identificação de situações de risco e resposta imediata no caso de uma invasão de hackers. (Fonte: Marsh seguros)
Com base nessas informações podemos dizer que ainda há muito o que aprender e amadurecer com relação a segurança da informação.
Hoje em dia temos um consumidor cada vez mais digital, que exige boas redes de conexão. Porém, quanto maior é o volume de conexões, maior é a necessidade de contar com uma infraestrutura segura de dados preparada para impedir qualquer tipo de ataque.
Mas como devemos nos proteger? Você deve estar se perguntando isso agora!
Aqui estão algumas razões e maneiras de usar a segurança da informação como sua aliada na construção de marca e utilização de informações.
Garantir a confiança dos clientes
Os bancos de dados dos varejistas contêm dados do próprio consumidor, além do registro de informações da organização, com detalhes de processos e tomadas de decisão, e se tratando de clientes, todo cuidado é pouco.
Por isso, é preciso ter o melhor sistema antifraude para o seu negócio, composto com os certificados adequados, entre eles, o Certificado Digital SSL e selos para a segurança da loja, como o Ebit e o Site Blindado, que garantem a proteção das informações e ganham a confiança do consumidor.
A iDCS investe fortemente em proteção de dados e todos os nossos sistemas contam com servidores protegidos e criptografia de ponta a ponta, para não vazar nada!
O laboratório de cibersegurança da Psafe relata que, a cada minuto acontecem 3,6 fraudes envolvendo transações de varejo virtual no Brasil. Fraudes que poderiam ser facilmente evitadas com o uso de criptografia para blindar o acesso a dados como esses.
Manter a integridade das informações.
A gestão do seu negócio ficou muito mais fácil com os sistemas automatizados e softwares de gestão. Mas o investimento nesses sistemas precisa ser protegido para manter a integridade das informações.
Preservar as características originais dos dados, gravados e processados sem mudanças involuntárias é fundamental para que você possa tomar decisões com base em dados corretos.
É possível evitar até mesmo desgastes internos relacionados a trocas de informações entre colaboradores.
Prevenção de ataques externos e phishing
A captura ilegal de informações pessoais, como senhas, dados de cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias é conhecida como phishing e infelizmente tem crescido constantemente. Portanto, precisamos reforçar dois pontos que funcionam com pilares da segurança em TI são:
- Confidencialidade, que ajuda a empresa a garantir que as informações não sejam violadas por fatores externos – como os ataques cibernéticos.
- Autenticidade das informações, que reforça a segurança dos dados ao rastrear a origem dos mesmos, assim como todas as suas alterações enquanto são usados.
Responsabilidade com a proteção de dados
Muita gente acaba usando a mesma senha para tudo, no intuito de evitar esquecer ou se confundir, ou até mesmo escolhem senhas muito simples, que são facilmente quebradas em ataques cibernéticos.
É importante manter a equipe informada e consciente sobre os mais variados tipos de ameaça que um software pode sofrer.
Desde os profissionais que estão na frente do caixa até os administrativos. Eles devem ser instruídos a reforçar suas senhas para que os dados não fiquem vulneráveis, evitando os possíveis ataques de hackers e fraudadores cibernéticos.
Por isso nós fornecemos treinamentos para todos os sistemas de gestão da iDCS, justamente para garantir que os todos saibam inserir os dados corretamente e saibam também proteger os sistemas com senhas seguras, além de práticas adequadas de utilização e proteção dos dados gerados.
Como fazer senhas fortes: Combine letras maiúsculas e minúsculas, utilize pelo menos um símbolo (!@#$%¨&*) e um número. Não utilize o próprio nome ou de familiares próximos, não utilize a própria data de nascimento.
Benefícios da Segurança de Dados
Ao manter e reforçar a segurança da informação e dos dados da sua empresa, eles estarão sempre disponíveis para uso, o que é fundamental para o varejo, afinal, estamos falando de empresas que movimentam, diariamente, informações financeiras de resultados de vendas, da jornada de compra do consumidor etc.
Neste caso, os firewalls e backups ajudam a manter as informações sempre viáveis, independentes de falhas de hardware, ao monitorar continuamente toda a comunicação realizada com os bancos de dados do sistema ERP.
Portanto, independentemente do seu segmento de atuação, invista em segurança, fazendo isso por meio de tecnologias que sustentam o controle e a governança das suas informações, e aposte em transparência, garantindo as melhores experiências em compras para o consumidor.
A iDCS tem o interesse genuíno em fazê-lo vender mais, por isso nossos sistemas de automação são pensados para agilizar o atendimento entre diversas outras funcionalidades que facilitam sua gestão, permitindo que você tenha tempo para se preocupar com o que realmente precisa de você: o seu estabelecimento!
Até a próxima!